Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44700

Compartilhe esta página

Título: Tecnologias na educação: as contribuições do uso do celular nas aulas de Química no âmbito do ensino remoto
Autor(es): SILVA, Maria Letícia da
Palavras-chave: Ensino de Química;; Recursos tecnológicos; Uso do celular
Data do documento: 23-Mai-2022
Abstract: Tendo em vista o desenvolvimento continuo das tecnologias e a realidade que estamos vivendo atualmente, partimos da ideia de que diferentes recursos tecnológicos têm sido utilizados para dar apoio as atividades dos professores, principalmente o uso de aparelhos celular no desenvolvimento de atividade de ensino de Química. Assim, este estudo parte da seguinte questão de pesquisa: Quais recursos tecnológicos os professores de química mobilizaram para as aulas de Química com a utilização dos celulares? Portanto, temos como objetivo de pesquisa analisar as influências dos recursos tecnológicos, durante o ensino remoto, no ensino de química através do uso de celulares em escolas estaduais na cidade de Bonito-PE. Os discursões desta pesquisa se ancoram em autores como Kenski (2008), Leite (2016) Lima e Moita (2011), Zanin e Bichel (2018), que em seus textos, discutem acerca das tecnologias e suas contribuições no ensino. A metodologia do trabalho tem como abordagem qualitativa de cunho descritivo utilizamos o questionário como instrumento de coleta e produção, o qual foi direcionado a professores e professoras que estão lecionando Química em escolas estaduais da cidade de Bonito-PE e para a analise dos dados tomou-se como referência o métododa análise de conteúdo de Bardin (2011). Observamos que, o uso do aparelho celular nas aulas de Química ainda é algo que causa dificuldades em alguns professores, mas que também é inegável o crescente uso destes aparelhos no meio educacional e que uma forma para promover um uso adequado destes recursos em sala de aula é utiliza-los a partir de um planejamento pedagógico e que sempre exista um diálogo entre professores e estudantes para que o uso seja de forma consciente e assim promova a aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44700
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LETÍCIA DA SILVA.pdf508,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons